5 Dicas para convencer um alcoolista fazer tratamento

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A atitude mais comum do dependente de álcool é a negação de que está doente. Muitas famílias reclamam que não conseguem convencer um alcoolista de que ele precisa de tratamento. Iniciar uma simples conversa sobre alcoolismo já é motivo de discussões ou reações negativas.

Por isso,  preparamos algumas dicas de como motivar o alcoolista buscar tratamento especializado:

1)      Converse

É preciso abordar o alcoolista com calma, paciência e sem agressividade. Também é importante esperar para que a conversa seja em um momento de sobriedade do dependente pois, assim, ele está mais consciente dos atos e são menores as chances de agressividade.

2)      Mencione as consequências

Não deixe de mencionar os problemas enfrentados por ele e por toda a família devido ao alcoolismo. Desde problemas na família, comportamentos agressivos até a saúde debilitada. Se precisar, faça uma lista.

3)      Dê um basta nas desculpas

Queremos proteger quem amamos e isso, às vezes, nos leva a agir de um jeito que não ajuda. É o caso de gente que fica inventando desculpas para os atos da pessoa, por exemplo. Deixe que ela assuma as próprias ações. O excesso de proteção do dependente pode deixar o familiar doente. É o caso da codependência.

4)      Pesquise

Quanto mais informações a respeito da dependência do álcool, melhores são os argumentos na hora de conversar com um alcoolista. Se a pessoa tiver a iniciativa de buscar ajuda, não deixe que ela desista: agende um horário e, se possível, vá junto à primeira consulta.

5)      Intervenha

Se a pessoa não aceita ajuda, intervenha. Procure uma clínica especializada que possa realizar essa intervenção. A lei garante o direito da família recorrer à internação involuntária quando a pessoa oferece riscos a si e aos outros mas, mesmo assim, não quer se tratar.

Tratamento do Alcoolismo

Programa intensivo de reabilitação

CLIQUE PODEMOS TE AJUDAR

10 Comentários



  1. Meu cunhado tem esquizofrenia e toma medicação pesada para o tratamento, porém há messes ele vem aumentando o consumo de bebida alcoólica, hoje ele consume 8 latas de cerveja diariamente.
    Esse quadro me preocupa muito pois a medicação perde o efeito com a bebida, gostaria de saber o que posso fazer já que a familia abriu mão.

    Responder








Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *