Bebidas alcoólicas: suas vantagens e desvantagens

No inverno, ninguém resiste a uma taça de vinho, um licor, bebidas que esquentam e são saborosas, mas que fazem uma boa diferença quando se trata de emagrecimento.

As bebidas alcoólicas não fornecem nutrientes ao organismo, somente as calorias. Para se ter idéia, 1 grama de álcool fornece 7 kcal. Por isso, em programas de emagrecimento as bebidas alcoólicas são eliminadas, visto que estão no lugar de alimentos e bebidas realmente importantes.

Comidas que nos fornecem os nutrientes necessários ao organismo, principalmente no processo de emagrecimento.

Para eliminar peso, é preciso ingerir menos calorias e, portanto, consumir menos alimentos. Para que não haja nenhum desequilíbrio ou deficiência nutricional, o ideal é optar por alimentos saudáveis, deixando as bebidas alcoólicas para serem tomadas de forma bem esporádica.

Hoje em dia, já se sabe que existem bebidas, como o vinho tinto, que fazem bem à saúde. Ou seja, podem até ajudar, quando consumidas com moderação.

Considerado alimento funcional, o vinho tinto possui flavonóides, que são substâncias responsáveis pela função de prevenção de doenças cardiovasculares através de sua ação antioxidante.

Essa substância previne a deposição de placas de gorduras nas artérias, um dos fatores de desenvolvimento dessas doenças.

O suco de uva apresenta as mesmas características do vinho tinto e, segundo pesquisas, os flavonóides do suco de uva permanecem mais tempo no organismo do que a mesma substância presente no vinho tinto.

Mas, este último, por sua vez, apresenta uma vantagem sobre o suco de uva: ele aumenta o colesterol bom (HDL-colesterol) e por isso contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. O recomendado é uma taça de vinho tinto por dia, com exceção às pessoas que apresentam patologias onde a bebida alcoólica é proibida.

Em relação às calorias, o vinho e a cerveja light são bebidas que possuem menos calorias, se comparados com as demais e em relação à quantidade e teor alcoólico. Bebidas como o whisky e a vodka, por exemplo, possuem um teor alcoólico maior e, dessa forma, apresentam mais calorias.

Veja as calorias de algumas bebidas alcoólicas.

Com isso, sabemos que o ideal é ter moderação em relação às bebidas, mesmo com as que possuem efeitos benéficos comprovados e mesmo com as que possuem menos calorias. Como tudo na vida, para ter uma vida saudável e emagrecer, é importante ter moderação.

Fonte: Milena Lima / Dieta