Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O alcoolismo tem sido bastante destacado na mídia. Além da doença do ex-jogador Sócrates ter sido ocasionada pelo alto consumo de bebidas alcoólicas, pesquisas recentes divulgaram que o consumo, principalmente entre os jovens, tem aumentado em grandes proporções. Por isso, o assunto foi destaque no programa Espaço Aberto Saúde exibido pelo canal de tv a cabo, Globo News.
Durante o programa, pessoas relataram sua vivência com o alcoolismo, da adolescência à fase adulta. Jovens e adultos que são dependentes de álcool e passaram pelo tratamento contam como começaram a beber e como reconheceram que precisavam de ajuda. Além disso, especialistas da área da saúde, como psiquiatras e hepatologistas, foram convidados à falar sobre a evolução da doença nas pessoas.
A médica psiquiatra da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Ilana Pinsky, relatou uma recente pesquisa realizada pela mesma universidade que revelou que 6% do volume de álcool no país é consumido por adolescentes entre 14 e 17 anos.
Segundo o hepatologista Ben-Hur Ferraz Neto, o álcool na adolescência é um problema grave e existe uma tendência fazer parte da vida da pessoas, “Quanto mais cedo a bebida torna-se uma realidade na vida da pessoa, mais cedo ela colherá os malefícios do alcoolismo no futuro”, disse o especialista.
Ambos ainda reforçam que é possível mudar o consumo de anos e anos. O tratamento para o alcoolismo existe, é árduo e o apoio da família é totalmente necessário para este ser realizado com êxito.