Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O site Informaálcool disponibiliza a ferramenta Bebermenos onde o internauta pode descobrir se sua relação com a bebida alcoólica está ou não excessiva. Também é possível criar metas para moderar o consumo. Para usar a ferramenta, basta acessar o site www.informalcool.org.br/bebermenos.
A página é uma iniciativa da Unifesp, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com pesquisadores de outros três países (México, Bielorrússia e Índia) e em conjunto com duas universidades federais brasileiras, Universidade Federal de Juiz de Fora e Universidade Federal do Paraná.
“Como a Internet é um meio de busca diária crescente de informações e de fácil acesso, o desenvolvimento de uma plataforma online, com uma intervenção dirigida, se faz necessária. Isto pode trazer benefícios plausíveis, considerando-se que uma intervenção em fases iniciais melhora o prognóstico”, explica a professora Maria Lucia Formigoni, chefe do departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Maria Lucia esclarece ainda que nada pode substituir o tratamento e cuidado de um profissional, mas o site permite alcançar pessoas que não sabem que estão em um padrão de risco. “O público será alertado sobre a possibilidade de ter problemas relacionados ao consumo excessivo de bebida alcoólica. Dessa forma, o projeto pode funcionar como uma primeira abordagem, antes de o indivíduo procurar tratamento”, afirma.
Com informações do site Sem Excesso