Tempo de leitura: 6 minutos
Parar de beber nem sempre é fácil. Como o álcool é uma droga muito acessível e muito associada a festas e comemorações, para muitos se torna muito difícil se livrar dessa substância e encontrar o caminho da sobriedade.
Ainda que existam muitas possibilidades e caminhos para isso, resolvemos separar neste post algumas dicas que consideramos fundamentais para ajudar você ou uma pessoa querida neste objetivo de como parar de beber. Confira:
9 dicas de como parar de beber:
1 – Comece hoje
Não é preciso deixar para segunda-feira ou para o próximo mês. Quando tomamos a decisão de mudar algum hábito, é possível começar ainda hoje.
O início pode parecer difícil, cheio de angústia e insegurança. Mas como tudo nessa vida, as grandes transformações começam com um primeiro passo. Tente não se apegar muito ao que pode acontecer, apenas procure fazer, tomar a atitude inicial.
Com o tempo, sua autoconfiança para seguir em frente no desafio de parar de beber só vai aumentar.
2 – Não tenha álcool em casa
Ter qualquer tipo de bebida alcoólica em casa pode prejudicar quem quer ou precisa parar de beber. Por isso, não compre. Ganhou de presente uma garrafa de vinho? Recuse ou dê para alguém.
Na sua casa há quem bebe? Peça para que não beba dentro de casa ou perto de você. Não facilite as recaídas. Quanto mais longe você ficar da bebida, principalmente nos primeiros dias, que são os mais desafiadores, melhor.
3 – Avise as pessoas
Quando a família e os amigos de verdade sabem que você deseja parar de beber podem dar apoio e suporte ao seu objetivo. Avisar os mais próximos da sua decisão também evita que te ofereçam qualquer tipo de bebida alcoólica.
Ter algum suporte e orientação sem álcool pode fazer toda a diferença para você se sentir confiante em sua decisão e compartilhar seus anseios e inseguranças.
4 – Evite certas pessoas, hábitos e lugares.
Até que você esteja seguro, consciente e forte o suficiente, tente evitar, nos primeiros meses, as pessoas com quem você bebia, que poderão te oferecer álcool.
Evite lugares como bares e outros ambientes que podem desencadear o primeiro gole. Se um desses lugares é na sua própria casa, tente reoganizá-lo para que você possa atribuir a esse espaço um novo significado.
Tente também identificar os hábitos que estão diretamente relacionados ao processo de parar de beber, como tomar uma taça de vinho após o almoço, ou passar em determinado lugar após o trabalho.
Se for necessário inventar uma desculpa para não frequentar esses lugares, invente. Você, sua saúde e quem te ama em primeiro lugar!
5) Aprenda a dizer não
Saber dizer não vai ficar cada vez mais fácil ao longo do tempo, porém nos primeiros dias será mais difícil, mas você não pode hesitar. Tenha paciência para recusar de forma educada mais de uma vez os convites, pois as pessoas vão insistir uma, duas, três vezes ou mais.
Como já falamos em outra dica, evitar lugares e pessoas que podem levar você a beber será fundamental nas primeiras semanas.
Alguns insistirão e tentarão desafiar a sua paciência e determinação; outros respeitarão e consentirão com a sua escolha. Isso é normal.
Quando você estiver prestes a passar pelo primeiro desafio de não beber enquanto outras pessoas o tiverem fazendo, lembre-se que o incômodo de resistir é passageiro, mas os benefícios, tanto para a sua saúde quanto para sua auto-estima e bem-estar, são excelentes.
6) Imagine-se sem álcool
Pense nos benefícios que você terá quando conseguir manter-se longe do álcool. Uma boa forma é criar uma lista do que te motiva parar de beber.
Tente também imaginar como será você em um futuro próximo sem beber álcool. São inúmeros os relatos de pessoas que abandonaram a bebida e passaram a ter uma vida mais produtiva, com mais disposição e bem-estar.
Reforçar frequentemente esse novo eu do futuro, com um corpo mais saudável, realizando coisas que muitas vezes eram dificultadas por conta da presença do álcool em sua vida, é uma excelente tática para ajudar você a contornar seus próprios impulsos.
Além de uma vida mais presente, você inibe diversos riscos, como doenças, acidentes de trânsito entre outros tantos problemas que o álcool pode trazer.
7) Mantenha um diário
Ter um lugar onde você pode escrever todos os dias e em qualquer hora sobre seus sentimentos, conquistas e dificuldades na decisão de parar de beber pode ser muito benéfico.
Externar sobre o desafio que está vivenciando ajudará no seu processo de autoconhecimento, o que é fundamental para deixar de beber. Identificar, por exemplo, quando e como você ficou tentado(a) a beber, para saber como desviar os pensamento sabotadores é um dos benefícios dessa tática.
Registre o que puder sobre sua jornada. Isso vai permitir que você tenha uma visão mais ampla e clara sobre sua essa transformação.
8) Psicoterapia
Muitas pessoas começam a beber por ansiedade, frustração, estresse ou problemas familiares e profissionais. Com ajuda terapêutica, é possível cuidar dos gatilhos emocionais que estão por trás do abuso de álcool. Veja tratamento psicoterapêutico para alcoolismo.
Se hoje você considera a sua situação grave, vá em busca de um médico psiquiatra e um psicólogo. Você também pode buscar tratamento gratuito pelo SUS nos CAPS ad, onde uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e enfermeiros são treinados para trabalhar com a reabilitação física, psicológica e social do alcoolista.
Procure também os grupos de ajuda mútua, como o AA (Alcoólicos Anônimos). Muitas pessoas ao redor mundo conseguem parar de beber com ajuda do AA.
9) Persista
É impossível assegurar que a libertação do álcool acontecerá de uma vez só e em uma primeira tentativa. Cada pessoa possui um nível de dependência. E cada nível requer uma abordagem de resolução diferente.
Algo que você precisa ter em mente é que, caso haja uma recaída ou uma falha em relação ao que você combinou consigo mesmo, não desanime. Isso acontece e acontecerá com todo mundo várias e várias vezes.
É preciso buscar desenvolver uma mentalidade resiliente, persistente e vencedora. Se não deu na primeira, será na segunda ou na terceira e assim por diante.
A melhor atitude que você pode ter para você mesmo é não desistir. Se beber em um dia, pare no outro e tente de novo, quantas vezes for necessário.
Lembre-se que você está lutando contra um hábito e uma dependência que foi desenvolvida ao longo de muitos anos. Para tanto, será necessário muito esforço e comprometimento para vencer esse desafio.
Persista!
Link permanente
Eu irei começar hoje a tentar parar de beber
Link permanente
Passei 8 anos sem beber,e tive duas recaídas em menos de 3 meses.Vou recomeçar do zero…Um dia de cada vez não é mesmo?O álcool só me trouxe prejuízos.CHEGA!!!!!
Link permanente
Preciso parar de beber estou perdendo minha família é triste
Link permanente
Família é algo muito precioso, amigo. Em muitos momentos, é ela que nos sustenta, não só nessa questão com o álcool.
Você precisa começar a mudar de atitude antes que seja tarde e não tenha mais volta. Quando eu ainda tinha dificuldades com o álcool, minha terapeuta falou para eu ter sempre fotos do meu filho comigo, para vê-las quando eu pensasse em beber e analisasse se valia mesmo a pena.
Converse com a sua companheira(o) sobre o problema com o álcool, seja humilde e peça ajuda a ela! Vocês terão que superar juntos mais essa, mas no final, lhe digo que vale muito a pena mudar de vida!
Link permanente
tenho 26 anos bebo desde os 14, mas dps de 5 anos pra cá a coisa ficou séria, nao passo um dia sem beber, tenho tentado parar, é dificil mas a cada dia consigo diminuir mais um pouco, não percam a fé, vamos conseguir, e não tomem remédios pra parar é outra cilada, força, foco e fé, em si mesmo, a todos, conseguiremos.
Link permanente
Como consigo seu contato no watts?
Link permanente
Hoje vou começar tentar parar de beber
Link permanente
Boa sorte, meu amigo. Parabéns pela atitude de querer uma mudança!
Foi difícil, mas consegui parar. Primeiro, eu me propus a ficar 3 meses sem ingerir álcool, depois decidiria se continuaria a beber. Quando completaram os 3 meses, gostei de estar sem beber, já estava com namorada nova que não bebia e falei que ficaria 6 meses. Fiz o mesmo quando completou o prazo, e quando completei um ano já não fazia nenhum sentido para mim voltar a beber. O álcool é a pior de todas as drogas, meu amigo, pois é legalizado e as pessoas tratam com naturalidade, mas não percebem que estão viciadas, e a mídia, associa o álcool a felicidade. Te garanto que sou muito mais feliz hoje, sem o consumo do álcool.
Força nessa caminhada! Não vai ser fácil, mas tenho certeza que vc consegue!
Link permanente
Pior que as recadas nos deixa muito pior para recomeçar, mais nos ajuda a entender porque temos que nos afastar da pessoas que não somam com sua decisão!
Link permanente
Nunca desista e se perdoe sempre! Já fez algo bom hoje?
O que você está passando eu tb já passei.
Boa sorte!
Link permanente
Estou no face dele
Link permanente
Meu pai está enterrado ele bebe muito
Link permanente
Força e persistência para todos! Que Deus abençoe, e que nós façamos a nossa parte! Grande abraço!
Link permanente
cansei de perder, vou lutar agora….Deus abençoe a todos vcs tbm
Link permanente
Não quero mais o álcool em minha vida!!!! Vida nova!
Link permanente
Ótima decisão, meu amigo! Boa sorte!!!
Link permanente
Parabéns a todos que lutam contra o vício do álcool,meu coração se alegra se cada irmão sair desse vício e levar uma nova vida.
Jesus ama a todos nós.
Link permanente
bom dia estou nesse proposito a parti de e tambem gostaria de comecar uma nova vida sem alcoll
Link permanente
Bom dia Jorge! Lhe desejo muita força nesse momento. Não é nada fácil tomar essa sua decisão. O que posso te falar é para nunca desistir e se perdoar sempre!!! Tentando melhorar a cada nova tentativa.
Um grande abraço
Anderson (dez meses sem beber)
Link permanente
Estou neste proposito…Começar uma vida sem álcool…!!!!
Link permanente
Não quero isso ta acabando comigo tou com depressão profunda bebo para mim sentir bem estar horrível preciso de ajuda abraço Deus abençoei vocês
Link permanente
Meu namorado bebe todos os dias. Eu e a família dele estamos sofrendo muito. Ele não admite que é um dependente. Por favor me ajudem. Me dê uma luz. O que posso fazer para ajuda-lo? Obrigada!