Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Enquanto muita gente acha graça em beber até cair, o assunto é sério: o coma alcoólico é o resultado dos excessos e pode matar. Entenda neste texto o que é e o que fazer em casos de coma alcoólico.
É importante que você entenda o processo do álcool no organismo. O fígado é o órgão responsável por metabolizar a ingestão da bebida alcoólica. Em média, é preciso de uma hora para cada dose, podendo variar este tempo conforme o peso, altura, tipo físico e gênero (mulheres levam mais tempo). Se há a ingestão rápida e contínua de bebidas alcoólicas, o fígado não aguenta metabolizar o álcool. Aí, então, é questão de tempo para entrar em coma alcoólico.
No coma alcoólico, a pessoa perde os sentidos, ficando com a consciência mais lenta e com dificuldade para respirar. Por isso, pode ocorrer a parada respiratória e/ou cardíaca. Outra perigosa consequência é a sufocação pelo vômito, pois, para defender-se, o próprio organismo provoca o vômito e, por a pessoa estar inconsciente, ela pode aspirar o líquido e o mesmo parar nos pulmões.
Para evitar a morte ou sequelas, é importante que a pessoa seja rapidamente socorrida. No atendimento hospitalar há hidratação intensa para que o fígado consiga voltar ao seu funcionamento, o uso de glicose para normalizar a queda de açúcar no sangue e o monitoramento do quadro clínico do paciente (pressão arterial, batimentos cardíacos, etc).
Como socorrer?
- O primeiro passo é ligar para o SAMU através do telefone 192 ou ambulância local.
- Enquanto aguarda, deixe a pessoa deitada de lado. Isso evita a asfixia por vômito.
- Não faça a pessoa ingerir algum alimento ou medicação. Aguarde o socorro médico.
- Afrouxe as roupas e deixe a vítima confortável.
- Se a vítima tiver uma parada cardíaca, aplicar a respiração boca a boca e massagem cardíaca até a chegada dos socorristas.
- contratar uma clinica de recuperação
Link permanente
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Link permanente
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Link permanente
Muito obrigado me ajude na divulgação deste trabalho social
Link permanente
Meu pai tá no hospital com falta de ar e tal, segundo ele tomou vinho. Ele não é cachaceiro mas uma vez na vida inventa de provar bebida alcoolica e sempre vai parar quase morto no hospital. Uma vez ficou até sem memoria e com dificuldade pra falar por um tempo. Será isso normal?
Link permanente
Tá, mas é possível suicídio por coma/overdose alcoólica?
Link permanente
Também quero saber. Creio que sim. Bastaria não ser socorrida para os devidos cuidados ?
Link permanente
Passei por tudo isto e não tinha noção do risco que corria, mas Deus me poupou e estendeu sua mão e transformou-me em novo homem.
Link permanente
Parabéns