Tempo de leitura: 3 minutos
Uma das dúvidas mais comuns é se a cerveja sem álcool deixa bêbado, afinal de contas, o gosto e o cheiro é praticamente o mesmo, não é?
Se você tem essa dúvida (e, acredite, ela é muito comum), leia esse post até o final, pois irei te contar detalhes sobre o tema.
Boa leitura!
Toda cerveja sem álcool não contém álcool DE VERDADE?
Não. Apesar de serem consideradas e chamadas de “sem álcool” algumas bebidas contém, mesmo que uma pequena quantidade, de álcool.
Mas, por que elas são classificadas desta maneira?
Isso acontece porque a Legislação no Brasil determina que as bebidas que tem apenas 0,5% de teor alcoólico. Ou seja, elas não podem ser consideradas alcoólicas, por isso, elas são classificadas como cerveja sem álcool.
Portanto, para saber se uma bebida tem álcool ou não, é preciso verificar se o processo de fermentação no rótulo da marca sem o teor alcoólico é de 0% ou de 0,5%.
É importante salientar que, caso o usuário de cerveja sem álcool esteja fazendo algum tipo de tratamento que proíbe qualquer quantidade de álcool, é importante se atentar a esses dados acima.
Será que a cerveja sem álcool deixa bêbado?
Não. Apesar de ter uma quantidade mínima de álcool, as cervejas sem álcool não vão te embebedar.
Porém, pesquisas apontam que o cérebro tende a mudar de “comportamento” mesmo com as cervejas sem álcool.
Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Indiana, com 49 homens apontou que o simples fato de beber cerveja sem teor alcoólico, libera a dopamina no cérebro.
A cada 15 minutos, era dada a quantidade de 15 milímetros, ou seja, uma colher de sopa, para os participantes. Porém, mesmo com uma pequena fração o cérebro reagia.
O resultado da pesquisa não tem nada a ver com o líquido da bebida em si, ou seja, se ele tem álcool ou não, mas, sim o cheiro e sabor, que tendem a despertar o sentimento de prazer e liberar dopamina.
Um dependente químico pode beber cerveja sem álcool?
Mesmo que a quantidade de álcool seja quase nula nas cervejas sem álcool, uma pessoa que está em processo de tratamento não deve ingerir.
Devido ao cheiro e o sabor, a cerveja sem álcool desperta o mesmo efeito no cérebro daquelas com álcool. Desta fora, ela é capaz de gerar muita dificuldade ao dependente de se manter longe e em abstinência.
Além disso, colocar em contato com a bebida pode gerar uma situação de risco, dificultando o tratamento.
Segundo Dai Stephens, psicólogo e professor da Universidade de Sussex, do Reino Unido, pesquisas já apontam que um dependente químico, exposto a esse tipo de recompensa, influencia diretamente no aumento dos índices de recaída.
Portanto, evite beber caso seja um dependente químico em tratamento ou oferecer esse tipo de bebida para quem é.
Espero que com esse conteúdo você compreendeu se a cerveja sem álcool deixa bêbado, é possível escolher a marca de bebida correta para aproveitar ou evitar ao máximo, mesmo que não tenha álcool, caso seja um dependente químico em recuperação.
Se ficou com alguma dúvida, entre em contato para que eu possa lhe ajudar. Grande abraço e te espero no próximo post.