Por que não dá para confiar na “cerveja sem álcool”?

Tempo de leitura: 1 minuto

A cerveja sem álcool é a solução para aquela reunião em que todos estão bebendo uma latinha e você não quer ser o único a tomar água ou refrigerante, certo? Errado!

A seguir eu vou explicar o porquê você, especialmente ser for um alcoólatra em recuperação, não deve confiar em cerveja sem álcool.

Legislação

Embora as empresas usem o termo “sem álcool”, na verdade, a cerveja pode conter, sim, a substância, porém, em menor quantidade.

E, acredite, isso não viola o Código de Defesa do Consumidor como publicidade enganosa porque existe a lei 8.918/94 no qual admite que as cervejas com teor alcoólico igual ou inferior a 0,5% em volume sejam classificadas como “sem álcool” e deixem de apresentar no rótulo a advertência de que o produto contém álcool.

Ou seja, na verdade, a cerveja pode ter uma quantia pequena de álcool porque a legislação permite que até 0,5% em volume possa ser chamada de “cerveja sem álcool”.

O alcoolista

Sabemos que o alcoolista terá que cuidar de sua abstinência pelo resto de sua vida. Logo, ingerir álcool, mesmo em menor quantidade, fará com que as chances de recaída aumentem, além de facilitar as situações de risco (bar, por exemplo).

Sendo assim, a cerveja sem álcool só atrapalha o alcoolista e deve ser evitada.

Vale a pena ler a opinião de especialistas clicando aqui.

ebook parar de beber

6 Comentários


  1. parei de beber e comecei a consumir cerveja sem alcool. é muito bom poder beber à vontade e nao ficar bebado. acho até vou preferir cerveja sem álcool mesmo que volte a beber.

    Responder

  2. Realmente devemos tomar cuidado sim, mas antes de tudo devemos nos informar. Existem no mercado algumas marcas de cervejas classificadas como “cerveja sem álcool” e possuem uma gradação alcoólica mínima, mesmo sendo mínima consta a informação no rótulo. Existem umas duas marcas que trazem no rótulo a inscrição 0,0%. Oferecem segurança para quem se afastou do consumo do álcool, mas gosta do sabor da cerveja, inclusive mesmo que você consuma algumas latinhas e passe pelo teste do bafômetro, não irá acusar nada. Lembrando que a tolerância do teste do bafômetro é zero, ou seja, não pode ter nenhum vestígio de álcool.
    Quando forem a um supermercado, façam essa comprovação. Vocês vão ver que existem algumas classificadas como “sem álcool” que trazem a porcentagem impressa no rótulo, realmente algumas possuem 0,3℅. Outras possuem 0,0℅ basta ler os rótulos está tudo às claras.
    Na minha humilde opinião, a cerveja completamente sem álcool oferece uma boa opção ao consumo de refrigerantes, pois quem para de beber cerveja acaba consumindo muito refrigerante como alternativa e, como sabemos, refrigerantes e sucos de caixinha tem muito açúcar.

    Responder

    1. Concordo plenamente. A algum tempo atrás, as cervejas sem álcool continham todas 0,5% de álcool.
      Tenho o hábito de ler os rótulos dos produtos que “desconfio”, assim como o leite em caixinha, os quais, quase todos, contém algo mais que só leite. Evito comprar, mas é cômodo ter umas duas caixas em casa “Just in case”…são poucos os que contém somente leite.
      Hoje, a gama de cervejas (boas!) sem álcool só vem aumentando. Eu, que utilizo álcool diariamente a mais de 30 anos, recomendo. Não corta o hábito, o vício (hoje sou viciada em cerveja sem álcool), mas não utilizo mais nada de álcool ou outras drogas. Como mãe e educadora, me sinto muito mais confortável. Não é perfeito, mas muito mais aceitável e proveitoso. Não tenho mais ressaca de bebida, cigarro ou outros produtos. Tive que deixar de frequentar bares, infelizmente tive que rever minhas amizades, mas a vida continua…e mais saudável.
      Super recomendo.

      Responder

  3. Perigosíssimo, meu pai é alcoolatra e evita até suco de uva, pois lembra de vinho.

    Responder

    1. Devem ficar longe, o avô do primo de um amigo meu é alcoolatra, então evita comer peixe, pq normalmente temperam os peixes com limão, o que lembra caipirinha.

      Responder

    2. Muito perigoso, meu tio alcoólatra não viu Piratas do Caribe porque lembra o Rum Montilla

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *