Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Quanto mais tempo de estudo, maior o consumo de álcool. É o que revela o levantamento Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (27).
De acordo com a pesquisa, o consumo de bebidas alcoólicas é maior entre a população com mais de 12 anos de estudo comparado com os brasileiros com menos de oito anos. Para o secretário de Vigilância de Saúde, Jarbas Barbosa, o acesso à bebida alcoólica é um dos fatores que fazer o consumo abusivo ser feita pelos mais instruídos.
A referência consumo abusivo de álcool é acima de cinco copos para homens e de quatro copos para mulheres. O consumo entre homens e jovens são maiores do que em mulheres.
A pesquisa mostra que o alcoolismo não atinge apenas todas as classes sociais, mas, comprovadamente, todos os níveis de escolaridade, sendo que a melhor orientação é a prevenção.
O Vigitel também avaliou outros aspectos da saúde do brasileiro, como excesso de peso e obesidade, alimentação e sedentarismo.
Com informações do R7