Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Num artigo publicado na revista científica The Conversation, os investigadores Emmanuel Kuntsche, diretor do centro de regulamentação de bebidas alcoólicas, na universidade La Trobe, na Austrália, e a assistente Sarah Callinan, declaram que há quatro tipos de pessoas que bebem.
O estudo sublinhou ainda que esses ‘quatro tipos’ têm diferentes espetativas relativamente à forma como álcool os fará sentir.
As quatro motivações para beber incluem: valorização pessoal, apoio emocional, convívio social e conformismo ou pressão de grupo.
Valorização pessoal
Estes indivíduos ingerem álcool para se sentirem melhor. Desejam sentir-se ativa e constantemente ‘alegres’. Apreciam o facto do álcool os tornar mais extrovertidos, impulsivos e agressivos.
Apoio emocional
Bebem de modo a suportarem melhor situações emocionais adversas. Geralmente são as mulheres quem mais se encaixa neste grupo. A bebida alcoólica é consumida numa tentativa de diminuir sentimentos de ansiedade e depressão, apesar de apenas os exacerbar a longo prazo.
Convívio social
Este tipo de pessoas ingere álcool para se divertir o mais possível. Não bebem sozinhos, mas em festas, jantares ou convívios, e acreditam que o álcool torna essas ocasiões mais animadas.
Conformismo ou pressão de grupo
Cedem à pressão dos amigos porque querem integrar-se, porém nem sequer gostam de beber. Podem apenas dar um gole numa taça de champanhe para acompanharem um brinde, ou um gole num copo de vinho porque o resto do grupo sugeriu partilhar uma garrafa. Normalmente, bebem menos e nunca sozinhos.
Fonte:
LIFESTYLE ESTUDO