Tempo de leitura: 3 minutos
Se você ou um familiar está passando por algum vício, os livros sobre alcoolismo que separei neste post podem ajudá-lo.
Apesar de não poder ser utilizado como uma terapia ou um meio de se tratar de um vício, você consegue compreender melhor a dificuldade de recuperação e que ela faz parte do processo de recuperação.
Vamos às dicas?
Livros sobre alcoolismo
1 – Alcoolismo: Como superar e manter a abstinência:
Escrito por John McMahon, um ex-alcoólatra, o livro aborda as maneiras de superar o vício sozinho. O livro deixa claro que não se trata de algo fácil, já que vai exigir muito esforço.
Além disso, o livro aborda as consequências na vida de uma pessoa quando se torna um dependente químico. Dicas de como lidar com a abstinência e problemas emocionais que podem ser ocasionados, também são citados.
Esse é um ótimo livro para quem está em negação frente ao vício ou para quem não sabe se o familiar é considerado dependente da bebida ou não. Inclusive livro apresenta um teste simples e prático para identificar o vício, a depender da quantidade de vezes que bebe.
Porém, é importante salientar que o teste não substitui o exame de um profissional da saúde como psicólogo.
2 – A saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência:
Trazendo detalhes da sua luta contra o alcoolismo por mais de 20 anos, a jornalista Barbara Gancia, apresenta um relato real de como o álcool pode entrar na sua vida, a partir de problemas que não nos sentimentos preparados para resolver, como:
Questões pessoais;
Depressão;
Ansiedade.
Além disso, a jornalista aponta que utilizou o álcool para poder se encaixar em círculos sociais, pois considerava que somente se bebesse iria se sentir aceita.
Este livro sobre alcoolismo é muito interessante e serve tanto para o familiar, que deseja entender como pensa um dependente químico, assim como para o dependente que compreende que precisa de ajuda.
3 – Nunca é o suficiente: a neurociência e a experiência do vício:
Por fim, uma terceira alternativa de livros sobre alcoolismo temos “Nunca é o suficiente: a neurociência e a experiência do vício”, com um conceito mais técnico.
A ideia do livro é apresentar em detalhes como funciona a mente de uma pessoa viciada, fazendo apontamentos relacionados a:
Como a pessoa se torna um viciado;
Menciona os fatores psicológicos que podem influenciar no vício;
Apresenta como a sociedade entende o vício do álcool;
Discorre como funciona a recuperação dos vícios.
Se você está em busca de entender em detalhes como funciona o vício, a partir de uma ótica dos profissionais da saúde, esse livro vai te ajudar muito.
Além disso, ele aponta em detalhes os entraves biológicos e psicológicos que envolvem o processo do vício, já que a genética tem a sua participação na formação de pessoas com algum tipo de vício, apesar de sozinho ele não conseguir influenciar em nada.
A partir destes livros sobre alcoolismo, tenho certeza que você conseguirá entender com mais detalhes sobre o vício, além de compreender como cada pessoa passa pelo processo de recuperação de forma diferente.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato para que eu possa lhe ajudar!