Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Se de grão em grão a galinha enche o papo, o que dirá, então, o nosso organismo com o acúmulo de álcool ao longo do tempo. Na verdade, você já deve imaginar que o álcool faz muitos estragos. Neste texto separei os principais efeitos do álcool em cada parte do seu corpo:
Cérebro
O excesso de álcool pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma alcoólico, quem em alguns casos pode resultar em parada cardíaca e morte.
Veja também: Por que o álcool pode matar?
Coração
A bebida faz com que o cérebro libere adrenalina, substância que acelera a atividade do sangue no sistema cardiovascular, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos.
Fígado
O álcool altera a produção de enzimas do fígado, que leva, em média, uma hora para metabolizar cada dose de bebida. Isso faz com que o órgão direcione todos os esforços para metabolizar o álcool consumido.
As consequências podem ser uma inflamação crônica e uma hepatite alcoólica, que pode evoluir para cirrose.
Rins
O álcool sobrecarrega os rins, comprometendo o trabalho do órgão que é filtras as substâncias do nosso corpo.
Veja também: 11 possíveis sequelas do álcool no organismo
Estômago
O álcool irrita as mucosas do estômago e esôfago, alterando o funcionamento das membranas intestinais, podendo causar esofagite, gastrite e até diarreia.
Músculos
Os músculos ficam mais relaxados porque a ligação entre o sistema nervoso periférico – responsável por controlar nossos movimentos – e nosso sistema muscular fica comprometido.
Sangue
O álcool costuma causa anemia e alterações nos leucócitos e plaquetas, o que favorece hemorragias.
Perna
O álcool provoca enfraquecimento progressivo e atrofia dos grupos musculares.
Dados: Ler Saúde