Tempo de leitura: menos de 1 minuto
Pessoas que bebem e, ao saírem para nadar, morrem afogadas. Não é difícil encontrar historias assim. De olho no verão europeu que, assim como o nosso, faz muitos utilizarem mais lagos e oceanos, a agência Trygg-Hansa utilizou a equipe de nado sincronizado de Estocolmo – três vezes campeã do mundo – para estrelar a campanha “Don’t Drink and Dive” (Não beba e mergulhe, em tradução livre).
No vídeo, os nadadores tentam realizar a performance campeã após beberem alguns drinks. E o resultado? Você vê abaixo:
Números internacionais mostram que o consumo de álcool está associado em até 70% das mortes relacionadas à recreação na água. E, de acordo com o Centres for Disease Control and Prevention, cerca de 80% das pessoas que morrem por afogamento são do sexo masculino – a maioria, na meia idade.
No Brasil, o verão também é marcado por afogamentos e, destes, muitos casos também há o consumo de álcool antes do mergulho. Portanto, vale a pena espalhar esta ideia: Se beber, não mergulhe!