Tempo de leitura: menos de 1 minuto
O componente da planta medicinal Hovênia (Hovenia Dulcis), conhecida no Brasil como gomari ou uva-japonesa, pode ser a esperança no combate ao alcoolismo. Cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) descobriram que o composto dihidromiricetina pode combater os efeitos da intoxicação alcoólica aguda, bem como os sintomas da abstinência do álcool.
Segundo os pesquisadores, o composto bloqueia a ação do álcool sobre o cérebro e os neurônios, além de levar à redução voluntária no consumo de álcool. Acredita-se que a dihidromiricetina possa ser utilizada tanto no atendimento a pacientes em coma alcoólico quanto como um medicamento de apoio para quem quer deixar o vício da bebida, ou seja, poderá tornar-se um complemento durante o tratamento da doença.
Medicamentos contra o alcoolismo
A expectativa é de que, além de combater o mal-estar provocado pela bebida entre aqueles que não querem parar de beber, o composto possa ser usado em situações mais graves, de intoxicação alcoólica, e no auxílio a pessoas que pretendem seguir com um tratamento para o alcoolismo.
O alcoolismo, considerado como uma doença pela Organização Mundial da Saúde, afeta cerca de 76 milhões de pessoas no mundo todo, dentre as quais apenas 13% recebem um tratamento médico adequado, segundo a mesma.
Ainda segundo a OMS, a principal causa da falta de apoio aos alcoolistas é a inexistência de medicamentos ineficazes que possam auxiliar nos tratamentos.
Com informações do portal Diário da Saúde.